Monday 22 June 2009

Na falta de Keller...

Lübeck é mesmo uma cidade fantástica. Tão singela e agradável que até marcamos nosso retorno para setembro.

Este é o Holstentor, que fica na entrada da cidade velha. Pra quem adorava o de Gramado, era hora de rever os conceitos sobre pórticos:


É mesmo de se ficar embasbacado:
...como nessa vista do portão na extremidade oposta à do pórtico:

Cerveja no. 22: Duckstein
Dusckestein Brewery - Áustria

Logo que chegamos a Lübeck, o primeiro lugar que me atraiu foi... uma padaria. Mas tudo bem, era de se perdoar, pois era de manhã e estávamos com fome. Após deixarmos nossas coisas no hotel, voltamos à cidade e aí sim pude observar que algumas pessoas se reuniam nessa praça, buscando um lugar ao sol.

Ora se não era a famosa adega da prefeitura de Lübeck, cuja fama ainda não havia me alcançado. Sentei-me e logo fui pedindo uma Keller Bier. Pedi com cuidado, tipo: o senhor teria, por acaso, uma Keller Bier? É lógico que somente casas mais requintadas têm esse tipo de cerveja local. O garçon, muito educado, me respondeu que não, mas poderia me trazer essa Duckstein:

Ele havia pescado meu recado: sabia que estava à sua frente um exímio degustador de cervejas (digo degustador, e não entendedor - a diferença é tênue, mas existe), e me sugeriu essa cerveja com corpo extremamente requintado, aroma floral e com a destreza de um exímio esgrimista.

Só agora, por minha surpresa, vejo que é produzida na Áustria.

Os alemães bebiam em sua maioria cervejas do tipo pilsener (como Kölscher). O dia quente até era propício a esse tipo de cerveja, mas para minha pilseners são cervejas... para a maioria, mesmo.

Notei que alguns poucos alemães - esses sim entendedores - empunhavam similares copázios contendo precioso líquido de tonalidade rubra.

Até minha senhora se deleitou com tamanha generosidade divina:

A foto abaixo foi tirada num restaurante à noite:E já que mencionei padaria no início desse post, eis o tipo de maravilhas que tais milenares estabelecimentos escondem:
No alto à direita a minha delícia preferido: Kirschschneke, um tipo de cuca de açúcar com recheio de Erdberren (algo como framboesa?).

E para os cariocas que não sabem o que é uma cuca de açúcar, sugiro que peçam uma em sua próxima viagem ao sul do país.

1 comment:

  1. Cuca é a bruxa que vivia em uma gruta próxima ao Sítio do Pica-Pau Amarelo!!!

    Abç.

    Frango.

    ReplyDelete