Sunday 12 July 2009

Lager com atitude

Quando estive no estande da Real Ale no Ealing Beer Festival, o Fenn me ofereceu uma lager. De imediato pensei: mas que herege !!!

Para mim cervejas lager significam a completa falta de essência, sabor, emoção e em última instância prazer. Cervejas como Skol, Antarctica, Brahma, Sol, Schin, etc, em minha opinião, só contribuem para o aquecimento global. Faço algumas ressalvas à Antarctica original, Bohemia e chopp da Brahma.

Mas vamos à cerveja do Real Ale.

Cerveja no. 25 - 77 Lager

Brew Dog - Escócia

Acho que descobri "a cervejaria". São dois jovens rapazes que produzem isso, e seu website é bem interessante - tem até blog.

Essa cerveja tem tudo a ver. Tem requinte, aroma e uma complexidade inigualável quanto o assunto é lager. Estou para ver uma lager que tenha mais sabor que esta.


Assim, comecei a levar as lagers mais a sério:

E põe sério nisso !!! Mais sério que isso só mesmo cevando um mate:



E já que o assunto aqui é lager, vou apresentar aqui uma que tomei em Lübeck (Alemanha).

Cerveja no. 26 - Jever
Jever Brauerei - Alemanha

O mais legal dessa experiência foi o ambiente. Um restaurante muito fino. E quando falo fino, falo em função da qualidade da comida e do atendimento.

O brasileiro comum com certeza se sentirá mal atendido aqui como em todo lugar na Europa. Afinal a tarefa dos garçons no velho continente é servir, e não ser psicólogos ou babás.

Infelizmente não tenho uma foto do garçon com o cabelinho lambido para postar aqui. Mas já que meu assunto é mesmo cerveja...

A Jever é um exemplo de requinte. O traço forte em seu sabor mostra sua personalidade, apesar de não conter a complexidade da 77 lager anteriormente apresentada.

Mas complexidade em lagers é mesmo para pouquíssimas.

Abaixo o jantar do dia:

Porco com cogumelos, couve flor, brócolis... Bom, dá pra ver pela foto que o molho é sensacional, assim como o tempero.

A foto acima estava na parede de nosso hotel.

No comments:

Post a Comment