Friday 10 July 2009

Topo do mundo - festivais de verão

O verão é uma estação muito celebrada na Europa. Passa muito rápido e logo, logo, tudo já está frio e escuro.

Quando o verão chega, acontecem diversos festivais em inúmeros parques espalhados pelas cidades do velho continente. Os mais famosos aqui de Londres são os que ocorrem no Hyde Park, com shows de artistas famosos.

Mas para quem não gosta muito de se locomover e enfrentar público (também conhecido como "cabeçada"), dá para curtir uns festivais locais com certa tranquilidade.

Hoje estamos no meio do Ealing Beer Festival, que acontece num parque aqui perto de casa. Hei de concordar que é uma gente um pouco esquisita... Mas foi uma oportunidade única de degustar cervejas de diferentes lugares direto do barril.

Já na entrada é preciso um pouco de paciência:
Esse festival é o seguinte: um lugar cercado no meio do parque, com poucas mesinhas e gente bebendo:

Não há música, porém dá para beliscar um cachorro quente. Mas o verdadeiro e mais sério motivo por que as pessoas aqui se reúnem é para apreciar o líquido que está dentro desses barris:

E haja barril. Cada um deles é rotulado com o nome da cerveja, a origem e o tipo.
E vim a descobrir mais uma unidade de medida britânica: o Nip, que traduzindo pro português seria uma "provinha". Um Nip equivale a um terço de Pint, e custa de £0.80 a £1.10. Medida perfeita para quem quer experimentar várias sem se embebedar.

E entre uma e outra acabei encontrando meus amigos do Real Ale:


O Steve foi embora... quem me atendeu foi o Fenn, com sua namorada (esposa?). Vi ele retornando com uma preciosidade e escondendo debaixo do balcão. Não é que era a cerveja que eu tinha acabado de beber? Ele me disse que ia levar para casa e guardar para uma ocasião especial. Coisa de inglês...

Cerveja no. 24 - Amager Old Man's Ale
Amager Bryghus - Dinamarca

Está mais para uma cachaça que cerveja. Essa pequena garrafinha de 300 ml contém a cerveja com maior teor alcoólico que já provei: 14% GL. E pela bagatela de £7.50. O senhor que estava me servindo até me perguntou: hmmm, é essa mesmo que vc quer? HAHAHA. As pessoas aqui se preocupam com o quanto você vai gastar... ou beber.



Apesar da fortuna que gastei, acho importante fazer esse tipo de coisa uma vez na vida. E vai ser só uma vez mesmo. Me deliciei com o líquido, mas acho que existe uma barreira entre o que é cerveja e o que começa a ser outra coisa. O forte teor alcoólico acaba atrapalhando o gosto de uma cerveja que em sua essência é boa.

Abaixo mais umas fotinhos dos seres bizarros que freqüentam esse tipo de festival. Com certeza tem um monte de nerd que gosta de Star Wars no meio. Mas hoje eles estão disfarçados de bêbados.

Dizem que Londres não é uma cidade de 10 milhões de habitantes, mas sim mil cidades de 10 mil habitantes.

Em uma dessas mil cidades existe um festival de verão de cervejas. E em meio a criaturas excêntricas, me encanto com a degustação de ótimas ales nesse pequeno pedaço de Inglaterra que chamo de meu.

Walpole Park - Ealing Broadway - West London - 10/07/2009.

No comments:

Post a Comment