Tuesday 30 June 2009

Pináculo da felicidade

Esse é mais um post sobre minha ida a Lübeck. Estava guardando esse para o final, pois é o mais importante. No entanto, tenho andado muito ocupado no trabalho e curtindo o verãozaço britânico. Hoje fez uns 30 graus e já tem gente caindo pra trás.

Cerveja no. 23 - Brauberger Keller
Brauberger Brauerei - Lübeck - Alemanha

Eis o relato do segundo dia em que fomos a essa cervejaria caseira: era uma segunda-feira e nosso avião saía naquele dia para Londres. Chegamos às 5 da tarde em ponto, pois era a hora que o lugar abria. Pedi uma cerveja. Tomei como se fosse um suquinho. Pensei: esses caras estão me enganando. Essa cerveja não tem álcool. Pedi mais outra. Quando veio a terceira, perguntei à garçonete: qual é a porcentagem de álcool dessa cerveja? Ela me respondeu, com a sutil delicadeza de quem está com pressa: Vier komma Acht Prozent (4,8%). Somente na metade do quarto copo é que comecei a me sentir tonto.


Bebidas boas não deixam transparecer o gosto do álcool. É o caso do Royal Salute, ou mesmo uma cachaça das boas, ou um bom vinho reserva.

Mas vamos o que interessa, que é a ocasião cervejística. Comecemos pelo prato: uma ótima batatinha com chucrute e porco:

Nada de especial para os padrões locais, pois esse é uma lugar para beber, e não para comer. Mas confesso que essa comidinha caiu bem. A foto abaixo mostra um pouco do ambiente do bar, e dá para percerber que o pessoal realmente não está muito interessado em comida:

Essa foto a garçonete tirou. Armou uma quizumba para se posicionar sentada à mesa do lado. O casal que lá estava nos achou engraçados, e deram até tchau quando foram embora.

As duas fotos abaixos são de um caldeirão em que eles fazem (ou faziam?) sua cerveja:

Nessa aqui dá pra ver melhor uma pintura na parede:

Aqui é o porão, ou Keller. Abaixo é um instrumento medieval de fabricação de cerveja:

Medieval???? SIM !!!! MEDIEVAL !!!! ESSE PORÃO FOI CONSTRUÍDO EM 1225 !!!!!

Aqui foi no segundo dia a que me referia no início do post:

Uma cara meio de acabado... uns 4 quilos mais gordo....
... mas uma felicidade inabalável !!!

Os motivos abaixo estão nos vidros da cervejaria:
Achei bem interessante. Quem se senta para beber não nota.
Viva a arte em torno da cerveja!!!

E QUE CERVEJA !!!! MELHOR DO MUNDO !!!! Suave, aveludada, gentil e hospitaleira. Está longe de uma rabugenta e complexa ale inglesa. Mas ainda assim é rica. No primeiro dia, logo na entrada, dois rapazes já mais pra lá do que pra cá me indicavam: Bestes Bier Lübeckes (melhor cerveja de Lübeck).

No vídeo abaixo dá para se ter idéia do ambiente da cervejaria:



É um ambiente meio escuro e sinistro.... mas atrai clientes às 5 da tarde de segunda-feira. Ou será que eles lá se apresentam pelo simples fato de serem alemães?

1 comment: