Wednesday 20 May 2009

Cerveja de fumante???

Essa é a primeira cerveja alemã sobre a qual escrevo. Vou contar mais histórias sobre cervejas alemãs. A história dessa aqui é a seguinte: Quando vi que estava escrito no rótulo Rauchbier, meu conhecimento raso de alemão traduziu para "cerveja de fumante". Mas aí a cerveja já estava escolhida. Às vezes acabo escolhendo bebidas pelo rótulo. As com o rótulo ou garrafa mais bonita geralmente são as mais gostosas. A lógica é a seguinte: o dono fez uma cerveja tão boa que ganhou bastante dinheiro e contratou um designer decente. É só prestar atenção nas garrafas dos vinhos franceses. Invariavelmente são as mais bonitas.

Quando desci esse líquido turvo e enegrecido por minha garganta entendi o significado do rauch do rótulo. O verbo rauchen signifiva fumar, mas rauchbier é uma cerveja defumada.

Cerveja no. 9 Bamberg's Rauchbier
Brauerei Heller - Schlenkerla - Bamberg, Alemanha
Essa cerveja não poderia deixar de ser soberba, mas tal peculiar característica (ser defumada) a torna perfeita para quem está buscando novas aventuras, fuga da rotina, desprendimento de preconceitos. Também pude apurar um leve gosto de pecado ou malvadeza em seu malte.

--------

Acabo de ver na wikipedia que a Eisenbahn faz uma rauchbier no Brasil com o malte importado dessa cerveja. Viva a melhor cerveja brasileira!!!!

--------

Só pra não perder o costume, duas fotos das belezocas na Alemanha:

Esse é o centro histórico de Bremen, e essa é a estátua de Rolando. Como nunca fui a Bamberg, escolhi essas imagens de forma aleatória. Talvez Bamberg seja meu próximo destino...
...assim que retornar de Lübeck.

No comments:

Post a Comment