Wednesday 13 May 2009

O caminho das Índias

Existe um tipo de cerveja que se chama India Pale Ale. Ou abreviando: IPA. Na maioria dos pubs de Londres dá pra encontrar essas 3 letrinhas: IPA, com um fundo verdinho. Minha primeira experiência com essa IPA foi no Belgian Beer Cafe no rio, onde reclamei com o Xavier que tal cerveja deixava muito a desejar. Achei com gosto de sabão, e cheguei à conclusão que indiano, assim como francês, não nasceu para fazer cerveja.

O Steve tentou me vender uma IPA naquele dia, e eu de pronto recusei. Na conversa que tivemos ele me explicou o que é uma IPA.

Alguém saberia me dizer emque lugar na Índia são fabricadas as Indian Pale Ales? Em LUGAR NENHUM!!! As IPA's são fabricadas no Reino Unido, e são assim chamadas pelo seguinte motivo:

Nas primeiras exportações de cerveja para a Índia no séc. XIII, os ingleses tentaram transportar suas tradicionais ales em barris. Esses barris acabavam por explodir em função do calor, que acelerava o processo de fermentação. Em função disso, a tradicional ale foi fabricada com maior parte de um determinado componente, que deivaxa a cerveja mais branda. O Steve me mostrou esse componente pendurado na parede dele, mas infelizmente não lembro o nome. Publico num próximo post. Acredito que lúpulo.

Essa seria a origem do termo Indian Pale Ale.

O Steve me falou ainda que se eu gosto de Greene King IPA (a verdinha dos Pubs), não gosto de IPA e vice-versa. IPA é um nome aque é utilizado sem maior controle, então qualquer cerveja pode ser IPA.


Cerveja no. 4: Proper Job.
Fabricada pela St. Austell Brewery, em St. Austell, Cornwall, pontinha da Inglaterra depois de Plymouth.

A Proper Job é tudo que a brasileira Eisenbahn Pale Ale queria ser quando crescer. Estava na parede do Steve como "cerveja do mês". Dá pra sentir claramente o gosto da ale amenizado e posteriormente incrementado com um requinte especial. Ales não são cervejas para qualquer um, pois têm um sabor mais rústico. Algumas até têm gosto de sabão, mas são a cerveja tradicional da Inglaterra. Para uma pessoa que detestou Ale ou ainda não provou, eu recomendo essa Indian Pale Ale. Fantástica.


E como eu não fui a Cornwall buscar esse cerveja, e sim a Twickenham, publico mais uma bucólica foto desse vizinhança, que é de minha mulher Carina sentada à janela de uma casa. Atenção: isso é uma casa de verdade, e mora gente dentro.


No comments:

Post a Comment