Thursday 14 May 2009

Porteira do inferno

É incrível como poucos minutos conversando com uma pessoa entendida me adicionaram tantos conhecimentos cervejísticos. Daqui a duas semanas se eu for visitar o Steve ele nem vai se lembrar de mim, mas eu lembro muito bem de seus ensinamentos e aqui os estou a traduzir. Num dos posts anteriores apareço numa foto com um copinho na mão. Trata-se de uma "amostra" que o Steve me deu de uma cerveja do tipo "Mild". Vou escrever ainda sobre esse tipo de cerveja, mas só o fato de não saber de sua existência aguçou minha curiosidade.

Papo vai, papo vem, Steve me perguntou o que eu achava de "Porter". Porter? Que cerveja é essa? Não é cerveja, explica o vendedor. É um tipo de cerveja inglesa.

Aí sim vi que era mesmo ignorante. Mas ignorante mesmo é aquele que não pergunta. E pedi que explicasse a Porter.

Ele perguntou se eu conhecia a Guinnes. Sim, lógico. É uma Stout, replicou ele. E eu todo orgulhoso retruquei que isso eu sabia, of course.

Pois é, a Porter é algo mais forte que Stout.

UAU!!!!!! Existe algo mais forte que a Stout? Quero essa. E acabei relegando a Mild a segundo plano.

Cerveja no. 5: Pinnacle Porter.
Fabricada na Naylor's Brewery, Keighley, perto de Leeds. Ao pesquisar o nome dessa cervejaria, confesso que fiquei emocionado. É no norte da Inglaterra, e pelo seu website dá pra perceber que é uma micro-cervejaria. Eu já havia ouvido falar muito bem das ales do norte (ale é um termo que também serve para todas as cervejas), e almejava experimentá-las.

Minha opinião é que as as melhores cervejas são aquelas feitas "no porão", ou em pequena escala. Geralmente o dono é um apaixonado por cerveja e fabrica apenas por prazer (ou para fermentar seu ego).

A Pinnacle é simplesmente estonteante. Um sabor de café torrado (que já me fora anunciado pelo Steve) aliado a um aroma extremamente rico que faz seu coração disparar, seus olhos avermelharem, e finalmente seu espírito subir até o pico da perfeição para finalmente se estilhaçar nas profundezas. É a PORTA PARA O INFERNO !!!


Nota: eu procurei informações na wikipedia sobre cervejas do tipo porter e lá está dizendo que a stout é mais forte que a porter. Citei em meu primeiro post que não tenho compromisso com a verdade, e sim com o que sinto. E minha conclusão é que pelo menos essa porter é mais forte que a Guinnes.

De brinde, mais uma foto do bonitão se maravilhando nas vizinhanças inglesas - essa ainda em Twickenham.

2 comments:

  1. Juro q quando li o titulo desse post, achei q vc fosse falar do Porteiro do Inferno, da sua turma.

    ReplyDelete
  2. Minha turma???

    Como assim? Minha turma é sua turma.

    ReplyDelete